terça-feira, 7 de junho de 2011

ULTIMA SEMANA DE INSCRIÇÃO PARA O ENEM 2011

Na última semana de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio, Enem 2011, até às 18h de hoje (06), 3.936.110 pessoas se inscreveram para fazer as provas, a serem realizadas em outubro deste ano. As inscrições para o Enem 2011 terminam na próxima sexta-feira (10), as 23h59 e o prazo para os inscritos pagantes efetuarem o pagamento da taxa de 35,00 se esgota no dia 13 de junho próximo. O pagamento da taxa deve ser feito somente no Banco do Brasil.

Até o momento, o sistema de acompanhamento do Inep confirmou a isenção da taxa para 804.925 inscritos, que estão cursando escolas da rede pública e foram automaticamente dispensados do valor de R$ 35,00 da taxa, o mesmo desde 2004. O sistema de inscrição registra ainda 1.263.986 inscrições pendentes . Ainda de acordo com o sistema 1.687.836 inscritos se declararam de baixa renda.

O Enem foi criado como exame de avaliação da Educação Média, mas acabou sendo usado para outras finalidades, por exemplo, como critério de seleção para acesso a educação superior e como certificador do Ensino Médio.

Como certificador, é destinado àqueles que não tiveram a oportunidade de concluir o Ensino Médio na idade adequada. Com o Enem, essas pessoas podem fazer a prova e, alcançando uma nota estabelecida, conquistar seu certificado de conclusão do Ensino Médio. Para tal, a pessoa deve ter mais de 18 anos e, ao se inscrever no Enem, deve marcar essa opção: certificação. Para fazer o Enem com esse objetivo não é necessário ter frequentado escola regular ou Educação de Jovens e Adultos. O Inep se responsabiliza pela prova, mas quem emite o certificado é a instituição certificadora escolhida pelo participante no ato de sua inscrição.

As provas serão aplicadas nos dias 23 e 24 de outubro.



Fonte: Assessoria de comunicação do Inep/MEC