quinta-feira, 9 de junho de 2011

Inep diz que não vai prorrogar inscrições para o Enem 2011; prazo termina nesta sexta

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informou que não vai prorrogar o prazo de inscrições para o Enem 2011. As inscrições terminam nesta sexta-feira (10) e devem ser realizadas somente pela Internet. O sistema de inscrição do Inep suporta até 300 mil acessos simultâneos.
Além de o exame ser obrigatório para a adesão do ProUni (Programa Universidade para Todos) e do FIES (Financiamento Estudantil), é pré-requisito mínimo para a participação do SiSU (Sistema de Seleção Unificado), com vagas em diversas instituições públicas de Ensino Superior de todo o país.
Até as 18h desta quarta (8), o Enem 2011 recebeu mais de 4,6 milhões de inscrições. A expectativa é que o número de inscritos chegue a 6 mihões.
No último balanço do Inep, 947.491 dos participantes são alunos da rede pública de ensino e foram automaticamente isentos do pagamento da taxa de R$ 35. Ao responder o questionário socioeconômico, 1.993.994 inscritos tiveram aceita sua declaração de baixa renda. Do total de inscritos, 434.345 pretendem obter a certificação do ensino médio.
Ao preencher o formulário da inscrição, 2.760.393 declararam que já concluíram o ensino médio, 1.197.371 disseram que irão concluir até o final deste ano e outros 463.535 concluirão após 2011. Outro dado apontado pelo sistema do Inep é que 3.542.057 inscritos cursam ou cursaram o ensino regular, 389.395 os cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e 32.189, a Educação Especial.

As Provas

As provas estão previstas para serem aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro, a partir das 13h. Com a mesma estrutura da edição passada, a avaliação será composta por quatro provas objetivas de múltipla escolha nas áreas de Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa, Literatura, Língua estrangeira – inglês ou espanhol -, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação), Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia), Matemática e Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia). Cada um dos exames terá 45 questões.

No primeiro dia do exame, serão realizadas as provas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, com duração de 4h30. No domingo, será a vez de Matemática, Linguagens e Códigos e da redação, com tempo de duração mais prolongado (5h30). Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55, de acordo com o horário de Brasília-DF. Não será permitida a entrada de candidatos que se apresentarem após o horário estipulado.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados até 26 de outubro na página do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). A data da liberação do resultado final ainda não foi divulgada.