terça-feira, 7 de junho de 2011

ENEM: Pedido de atendimento especial deve ser feito na inscrição

É no ato da inscrição que os participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) devem informar sobre a necessidade de atendimento especial, diferenciado ou específico. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do MEC responsável pela aplicação do exame, recomenda ao candidato que leia o edital antes de iniciar o processo de inscrição.
As inscrições, que devem ser feitas pela internet, estão abertas até a próxima sexta-feira, 10 de junho, e as provas serão realizadas nos dias 22 e 23 de outubro. A taxa de inscrição, de R$ 35, deve ser paga até 13 de junho, no Banco do Brasil.
Pessoas que declararem ter baixa visão, surdez, deficiência mental, deficiência auditiva, cegueira, dislexia e déficit de atenção, além de mulheres grávidas ou em período de amamentação, terão assistência garantida, recebendo tratamento diferenciado dos demais participantes. Esses cidadãos poderão selecionar os seguintes auxílios: prova em braile, auxílio de leitor, prova com letra ampliada, intérprete de libras, sala de mais fácil acesso, auxílio para transcrição, leitura labial, mesa e cadeira (sem braços), mesa para cadeira de rodas e apoio para perna.
Caso as opções apresentadas pelo sistema de inscrição não especifiquem a necessidade, o participante terá ainda um campo para descrever sua deficiência ou condição especial. Também estão assegurados os atendimentos específicos dos guardadores de sábado e estudantes de classes hospitalares.
A comprovação da necessidade especial ou de atendimento específico é obrigatória. Os participantes que solicitarem qualquer atendimento diferenciado devem dispor de documentos para comprovar sua condição. O Inep poderá exigi-los a qualquer momento. Informações falsas caracterizam fraude e o declarante poderá responder por crime contra a fé pública e ser eliminado do exame.


Fonte: Assessoria de Imprensa do Inep