quarta-feira, 8 de junho de 2011

Inscrições ENEM

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) encerram-se na próxima sexta-feira, dia 10. A a discussão em torno da realização da avaliação só aumenta, assim como os questionamentos. Os alunos vão poder pedir revisão da nota da prova? Não. Quando as provas serão informatizadas? Ainda não se sabe. É possível que sejam feitas até quatro edições por ano? Sim. Lápis e borracha serão permitidos? Não, só caneta. Por que o Enem tomou essa importância entre os estudantes? Porque a prova se tornou instrumento de ingresso nas universidades federais.
Apesar da nova condição, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) - órgão do Ministério da Educação, responsável pela elaboração e execução do exame - ressalta que o Enem continua com o caráter de avaliar o nível de conhecimento dos estudantes do ensino médio e devido a qualificação e precisão, também pode ser usado para selecionar.
Desde que passou a fazer às vezes de vestibular em 2009, o Enem ganhou outro peso. Para medir a mudança, basta observar a evolução ao longo dos anos. Em 2011, cerca de 83 mil vagas em instituições públicas foram disputadas diretamente com base na pontuação da prova por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Inscrições
O prazo para inscrição vai até o dia 10 de junho, pelo site do Mec. O exame é importante para obtenção do crédito do Fies. A prova também permite aos que não conseguiram concluir o ensino médio obter o certificado.