MEC/AVALIAÇÕES


Odontologia obtém conceito 4 na avaliação

Mais um curso da ULBRA se destaca nas avaliações do MEC

O Curso Odontologia da ULBRA Torres obteve conceito 4 na avaliação in loco realizada pela Comissão do MEC. Desde que nova a direção do campus de Torres  desenvolveu-se a ideia de que um excelente resultado no processo avaliativo do curso seria necessário por dois motivos principais: o cumprimento das determinações assumidas junto ao MEC, como mecanismo de fortalecimento ético da ULBRA e justificar a importância do curso de Odontologia em Torres e Regiões do Litoral Norte do RS e Sul de Santa Catarina, como um curso socialmente necessário e com autonomia didático-científica notadamente reconhecido na formação geral, humanista e profissional.
Para a professora Débora Thomas, que acompanhou todo o processo até a sua conclusão, “a avaliação in loco do curso foi uma experiência bem-sucedida que resultou da definição de critérios, objetos, finalidades e estratégias que contribuíram significativamente para alcançar o conceito recebido e a legitimação da ULBRA Torres, pelo MEC, de sua função de formadora profissional e técnica, eticamente próxima da práxis e das demandas objetivas da sociedade" .
Para o coordenador do curso “o reflexo do conceito 4, obtido pela Odontologia,  pôde ser verificado pelo expressivo número de inscritos para a 1ª Etapa do Vestibular 2012/1, na qual 47 vestibulandos realizaram a prova no dia 19 de novembro, no campus”.
Para os professores, sendo a avaliação in loco imprescindível em face de seu forte sentido pedagógico, não deixa de ser uma oportunidade para atender às demandas da estrutura física e, de forma integrada, das  atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão dos cursos avaliados.
O curso foi autorizado em 4 de abril de 1997, já formou 537 alunos e conta, hoje, com cerca de 200 alunos matriculados nos cursos na Graduação e Pós-graduação.


Assim, como o Curso de Odontologia,o Curso Superior em Tecnologia de Hotelaria e o  Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda, do Campus de Torres, também obtiveram  o conceito 4 (quatro) na nota final da Avaliação in loco do MEC.