sexta-feira, 29 de abril de 2011

Santander distribuirá cerca de R$ 1 milhão em prêmios

Há oportunidades para estudantes, docentes, pesquisadores e instituições de ensino. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até 13 de setembro. Os quatro melhores projetos da edição serão indicados ao Prêmio Ibero-Americano de Inovação e Empreendimento.

Estão abertas as inscrições para a sétima edição dos Prêmios Santander Universidades. Neste ano, serão distribuídos aproximadamente R$ 1 milhão em prêmios para estudantes, docentes, pesquisadores e instituições de ensino de todo o Brasil. Os interessados têm até 13 de setembro para se candidatar exclusivamente a partir do site oficial do concurso.

Ao todo são quatro concursos: Prêmio Santander de Empreendedorismo, Prêmio Santander de Ciência e Inovação, Prêmio Santander Universidade Solidária e Prêmio Guia do Estudante - Destaques do Ano. Cada um deles com regulamentos específicos e premiações próprias. Os candidatos de todas as categorias, no entanto, ganharão um curso on-line da Babson College, instituição norte-americana de referência mundial em empreendedorismo. O curso tem o objetivo de proporcionar aos participantes uma formação básica, com certificação em empreendedorismo voltado à criação de novas empresas.

O Prêmio Santander de Empreendedorismo é destinado aos alunos de graduação e pós-graduação autores de projetos empreendedores em uma das seguintes categorias: Indústria; Tecnologia da Informação, Comunicação, Cultura e Educação; Produtos e Serviços; e Biotecnologia e Saúde. Os ganhadores de cada uma das modalidades receberão R$ 50 mil, além de bolsas de estudos presenciais na Babson College. A bolsa, que também beneficiará o professor orientador do projeto vencedor, inclui os custos do curso, passagem aérea, hospedagem e alimentação.

Pesquisadores-doutores poderão se inscrever no Prêmio Santander de Ciência e Inovação. Nesta edição, serão aceitos trabalhos de caráter inovador nas áreas de Indústria, Tecnologia Comunicação, da Informação e da Educação para Sustentabilidade, Biotecnologia e Saúde. O vencedor de cada categoria receberá o valor de R$ 50 mil.

O Prêmio Santander Universidade Solidária, realizado em parceria com a Universidade Solidária (UniSol), irá contemplar oito projetos de extensão com foco no desenvolvimento sustentável. Cada um dos vencedores receberá R$50 mil.

Outras quatro instituições de Ensino Superior também poderão ser reconhecidas a partir da eficiência de suas gestões bem como do compromisso com o desenvolvimento da educação do País em busca de uma sociedade mais justa, equilibrada e sustentável. Para participar do Prêmio Guia do Estudante - Destaques do Ano, realizado em parceria com a Editora Abril, basta ter reconhecimento do Ministério da Educação.

Os vencedores receberão troféu e divulgação de suas iniciativas nos principais veículos de comunicação do Brasil.Os vencedores dos Prêmios Santander Universidades 2011 serão conhecidos no dia 21 de novembro, em cerimônia a ser realizada na Sala São Paulo, na capital paulista. Os quatro melhores projetos da edição serão indicados ao Prêmio Ibero-Americano de Inovação e Empreendimento. O evento, organizado pela Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB), contemplará os quatro melhores trabalhos com uma premiação total de 100 mil euros.

Fundo promove financiamento estudantil sem exigir fiadores

Depois de 11 anos sem estudar, Aline Borges, 30 anos, contratou o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) para pagar as mensalidades do curso de pedagogia. Ela recorreu ao Fundo de Operações de Crédito Educativo que, desde outubro de 2010, é uma opção para substituir as fianças convencional e solidária exigidas pelos bancos.

Como Aline Borges, 9.027 estudantes de cursos superiores privados já se beneficiaram do fundo nos últimos sete meses. Têm direito a solicitar ingresso no fundo alunos com renda familiar mensal por pessoa de até um salário mínimo e meio, os matriculados em cursos de licenciatura e os bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Dados da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação mostram que, dos 9.027 alunos que conseguiram o Fies usando a garantia do fundo, 1.340 cursam licenciatura, 777 são bolsistas parciais do ProUni, 20 cumprem os três critérios e os demais estão matriculados em bacharelados.

Residente em Vargem Grande do Sul (SP), Aline Borges cursa pedagogia, no turno da noite, no Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos, no município de São João da Boa Vista, que fica próximo da sua cidade. Durante o dia, Aline faz estágio no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), na prefeitura de Vargem Grande.

O Peti oferece atividades para crianças e adolescentes de até 16 anos no turno oposto das aulas. “É uma oportunidade de ouro, porque estudo e faço estágio na mesma área”, diz a estudante. Quando concluir a graduação em pedagogia, Aline pretende fazer concurso público na secretaria de educação da sua cidade e quitar o Fies com trabalho.

De todo o país – Alex Monteiro de Medeiros, 21 anos, nascido na cidade de Feliz Natal, em Mato Grosso, cursa odontologia no Centro Universitário da Grande Dourados, em Dourados (MS), distante 1.500 quilômetros de casa. “Venho de uma cidade pequena e não tinha condições de conseguir fiador. O fundo foi o melhor caminho”, explica o universitário.

Amanda Letycia da Silva Sousa, de São Luís, faz bacharelado em biomedicina na Faculdade de Ciências Humanas Sociais Aplicadas, com bolsa parcial do ProUni. Sem fiador, Amanda diz que o fundo lhe possibilitou pedir o Fies para pagar a outra parte da mensalidade.

Já Adriana Matos de Almeida Ribeiro, de Belo Horizonte, diz que solicitar o Fies usando o fundo “foi fácil, simples, sem burocracia”. Ela cursa administração no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Segundo Adriana, que é bolsista parcial do ProUni, foi a faculdade que avisou que a instituição tinha aderido ao Fundo de Operações de Crédito Educativo.

O financiamento estudantil pode ser solicitado pelo estudante em qualquer etapa do curso e em qualquer mês. Desde que as inscrições foram abertas em 31 de janeiro deste ano, 42.734 contratos foram firmados e cerca de 25 mil estão em fase de preenchimento. Juros anuais de 3,4%, maior prazo de quitação, criação do Fundo de Operações de Crédito Educativo fazem parte das regras que desburocratizaram o Fies em 2010. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal são os agentes financeiros.


Consulte a página eletrônica do Financiamento Estudantil.

Fonte: Ionice Lorenzoni - MEC

quarta-feira, 27 de abril de 2011

ENEM 2011

O período de inscrições do ENEM 2011, será no segundo semestre. O ENEM 2011, ao que tudo indica, será um dos mais concorridos de todas as edições. O exame do ENEM 2011 continuará com 180 questões de múltipla escolha e uma redação. A novidade para a edição deste ano é a inclusão de língua estrangeira. No momento da inscrição do ENEM 2011, o aluno deverá escolher entre o inglês e o espanhol. A prova do Enem 2011 tem cinco notas, uma para cada área de conhecimento avaliada: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, mais a média da redação. Neste ano de 2011 ainda não há data confirmada de inscrições e de quando a prova será realizada, mas como dito anteriormente, normalmente as inscrições ocorrem no segundo semestre de cada ano.


Taxa de Inscrição
Será cobrada a mesma taxa de inscrição das edições passadas, R$ 35,00. Os alunos de escolas públicas são isentos. Como nos anos anteriores, as provas também serão aplicadas nos presídios, em datas diferentes.


Sobre o Enem
O ENEM é um exame responsável por avaliar o aprendizado dos alunos do ensino médio todos os anos em todo o país. Esse exame ajuda o governo brasileiro a ter controle sobre a melhoria do ensino do Brasil, através de Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Médio e Fundamental. Isso serve para que a política promova alterações que possam ser feitas com relação ao ensino brasileiro. A primeira prova do Enem foi aplicada no ano de 98 pelo Ministério da Educação. A princípio, só era usada para avaliar a qualidade do ensino médio no país, atualmente o Enem também é usado para auxiliar os jovens que querem ingressar em um ensino superior em universidades públicas, servindo como uma forma de acesso ao serviço público. A prova também é feita por pessoas com interesse em ganhar pontos para o ProUni (Programa Universidade para Todos), que ajuda a obter bolsa de estudos integral. O Enem é o maior exame do Brasil, que conta com mais de 4,5 milhões de inscritos divididos em 1.698 cidades do país.


Para maiores detalhes sobre o ENEM 2011, é só acessar o site http://enem.inep.gov.br/

terça-feira, 26 de abril de 2011

Bolsistas do ProUni terão mais tempo para concluir graduação

A partir desta segunda-feira, 25, os bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) terão mais tempo para concluir o curso de graduação. Portaria publicada no Diário Oficial da União estende para duas vezes o do período do curso o prazo que anteriormente era de uma vez e meia.

Com a mudança, por exemplo, o bolsista de um curso de quatro anos, que antes teria seis para se formar, passa a ter oito para concluir a graduação. A medida dá ao estudante que eventualmente não consiga terminar o curso no tempo regular — por necessidade de trancamento ou outros motivos — o direito à bolsa até a conclusão dessa etapa dos estudos.

Para o estudante que obtém a bolsa em curso no qual já esteja matriculado, o período cursado antes da concessão do benefício será deduzido do prazo total que, pela nova regra, ele terá para concluir a graduação.

Criado em 2004, o ProUni oferece bolsas integrais e parciais (50% da mensalidade) a estudantes em instituições particulares de educação superior.

A Portaria Normativa nº 9, de 20 de abril de 2011, foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 25, seção 1, página 21.

Fonte: Ministério da Educação

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Calouros que tiverem feito Enem não precisarão fazer Enade


O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou nesta terça-feira que os calouros das universidades que tiverem feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não vão precisar fazer o Enade, prova que avalia cursos universitários, a partir deste ano.

Segundo o ministro, as instituições de ensino que sugeriram a medida.Alunos dos primeiro e do último períodos dos cursos são convocados para o Enade e devem realizá-lo obrigatoriamente.

O objetivo é avaliar a qualidade do curso, vendo o que o conhecimento que o aluno pode adquirir ao longo dos anos. A obrigatoriedade do Enade permanece para os formandos e para os calouros que não tiverem feito o Enem.

MEC confirma prova do Enade 2011 para o dia 6 de novembro

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) deste ano será no dia 6 de novembro, às 13h (horário de Brasília), de acordo com a Portaria do Ministério da Educação publicada no Diário Oficial. As inscrições serão a partir do dia 18 de julho até o dia 19 de agosto, segundo a edição do D.O. desta segunda-feira.

A avaliação será aplicada aos estudantes que cursam engenharia, computação, arquitetura e urbanismo, matemática, letras, filosofia, história, física, geografia, química, pedagogia, educação física, biologia, ciências sociais, artes visuais e música. Alunos de escolas técnicas em construção de edifícios, automação industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, manutenção industrial, gestão de produção industrial, redes de computadores, alimentos e saneamento ambiental também serão avaliados.

Estão dispensados da prova graduandos que colarem grau até o dia 31 de agosto deste ano ou que estiverem matriculados em cursos curriculares no exterior durante o período do exame. O Enade 2011 será aplicado somente aos cursos relacionados acima, logo, estudantes de outros cursos estarão isentos do exame.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Projeto de Coaching do curso de Direito é lançado em aula inaugural

Na última terça-feira, dia 29 de março, no Centro de Convenções da ULBRA Torres, o curso de Direito realizou a sua aula inaugural e lançou o Coaching Project. O tema da aula foi “Carreira Jurídica e Oportunidades”, magistralmente exposto pelo diretor do campus, Luís Antônio Longo.

Antecedeu a fala do diretor uma apresentação sobre as técnicas de coaching, ministrada pela Coordenadora de Ensino Débora Thomas e o professor de Direito Euclides da Rosa Filho. Oriundo da administração mais moderna no mundo, o coaching consiste em um treinamento individualizado aos participantes, para que estes desenvolvam suas potencialidades. Após a apresentação, o coordenador do curso de Direito, Alexandre Quartiero, lançou oficialmente o Coaching Project, cuja aplicação será direcionada aos alunos do curso e a sua carreira.

O projeto permitirá ao estudante o acesso a informações práticas de áreas do direito que o possibilitem situar-se na ciência e decidir sobre suas preferências profissionais. Ainda, auxiliará o aluno a definir e realizar ações visando sua melhor formação, direcionando-o ao ramo de atuação que pretende seguir após a conclusão do curso.

O Coaching Project será desenvolvido durante os dois semestres do corrente ano. No primeiro, terá como objetivo apresentar ao aluno as carreiras jurídicas. Para tanto, serão realizadas palestra mensais que versarão sobre carreiras públicas, privadas e a docência. Paralelo a isto, ainda durante o primeiro semestre, será implementada uma oficina de coaching, realizada mensalmente aos sábados pela manhã, com professores que atenderão de forma individualizada os alunos, tirando dúvidas e indicando ações a serem desenvolvidas.

No segundo semestre, após o aluno ter escolhido que carreira pretende seguir, serão realizadas oficinas temáticas, que possibilitarão o desenvolvimento de habilidades e competências, de acordo com a carreira jurídica específica, sendo os alunos divididos em grupos, de acordo com a preferência de cada um.

O projeto será uma importante ferramenta para que o aluno consiga ingressar no mercado de trabalho e corrobora a responsabilidade e a qualidade do curso de Direito da ULBRA Torres, que visa a excelência do ensino jurídico.

Por iniciativa do diretor do campus, o Coaching Project será expandido aos demais cursos de graduação da instituição.

terça-feira, 5 de abril de 2011

INEP Avalia Empregabilidade

Pesquisa dirá como está a situação de graduados no mercado de trabalho. 05/04/2011 - Teve início na sexta-feira, dia 1°, estudo inédito destinado a identificar como os formados na educação superior estão situados no mercado de trabalho. A pesquisa sobre emprego e empregabilidade, sob responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), será feita com os participantes das edições de 2005 e 2008 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Eles receberão questionário, enviado por mensagem eletrônica, e terão prazo até o dia 29 para informar, entre outras coisas, como o currículo acadêmico ajudou na formação profissional.O formulário, composto de 16 questões, leva em média cinco minutos para ser respondido. Duas das perguntas, subjetivas, permitirão ao graduado sugerir melhorias no curso em que se formou. O concluinte que não receber a pesquisa poderá respondê-la na página eletrônica do Inep. Ao ter acesso ao sistema, ele deve informar o CPF, a unidade da Federação da instituição de ensino e o curso. As informações serão validadas nas bases de dados da Receita Federal e do Inep. A pesquisa não divulgará respostas individuais.A iniciativa integra o estudo qualitativo do segundo ciclo de aferição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) de 2005 e 2008. O estudo é composto por variáveis que permitem medir pontualmente a evolução dos cursos — as médias do Enade, do conceito preliminar de curso (CPC), os relatórios de autoavaliação realizados pelas instituições e, a partir deste ano, o perfil dos egressos.Os resultados devem ser divulgados no segundo semestre. As informações do primeiro ciclo de avaliação, referente a 2004 e 2007, estarão disponíveis em breve na página eletrônica do Inep.Em 2005 e 2008, o Enade avaliou os cursos de arquitetura e urbanismo, biologia, ciências sociais, computação, engenharia (oito grupos), filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, pedagogia e química. No último ano, foram acrescentados os cursos superiores de tecnologia em construção de edifícios, alimentos, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental. Essas áreas serão avaliadas novamente este ano. Fonte: Assessoria de Imprensa do Inep