terça-feira, 19 de julho de 2011

MEC divulga conteúdo do Enade 2011 para Tecnólogos

O ENADE que será aplicado em todo o País no dia 6 de novembro publicou nesta quarta-feira, 13, o conteúdo da prova do Enade deste ano para os cursos tecnólogos, como tecnologia de alimentos, tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas. A prova terá 4 horas de duração. As diversas portarias foram assinadas pela presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais, Malvina Tuttman.

Na seção que cobra a formação geral, serão dez questões, sendo 2 discursivas e 8 de múltipla escolha que abordarão situações-problema, estudos de caso, simulações e interpretação de textos, imagens, gráficos e tabelas.

Na seção específica, serão 30 questões, sendo 3 (três) discursivas e 27 (vinte e sete) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.

O exame vai avaliar estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia; diploma de bacharel ou licenciatura em Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Química; diploma de licenciatura em Pedagogia, Educação Física, Artes Visuais e Música. Além desses cursos de graduação, o Enade vai avaliar também quem tem diploma de tecnólogo em Alimentos, Construção de Edifícios, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.

Todos os formandos nesses cursos são obrigados a fazer o exame; quem não faz fica impossibilitado de receber diploma.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Alunos ULBRA/Torres - fiquem atentos ao cronograma do ENADE

Os alunos dos cursos de graduação que irão participar do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) devem procurar os coordenadores dos seus cursos até 11 de julho para atualizar seus dados cadastrais (Nome, CPF, RG, Endereço e, principalmente, o CEP).
O ENADE será realizado no dia 6 de novembro e serão avaliados os estudantes dos cursos que constam nesse link (que fornece informações mais detalhadas sobre o exame). Conforme determina a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, o ENADE é componente curricular obrigatório aos cursos de graduação.
Estão habilitados todos os estudantes que cumpram os requisitos estabelecidos pela legislação vigente: ingressantes, concluintes e irregulares junto ao ENADE de anos anteriores (ver detalhes no link)
Os estudantes serão responsáveis por verificar a própria inscrição, por meio de consulta pública viabilizada pelo INEP durante o período de 22 a 31 de agosto – página da internet http://www.inep.gov.br/ . O dia 31 de agosto de 2011, é o prazo final para alterações nas inscrições de estudantes habilitados ao ENADE 2011.

Mais informações:

http://portal.inep.gov.br/enade e ULBRA/Torres: 51 3626-2000 - Ramal 137.